pecas de alfaiataria

5 formas de usar peças de alfaiataria que vão além do office look

Peças de alfaiataria são um clássico do look de escritório, né? Mas que tal transportar blazers, calças e coletes para produções casuais e usá-las também fora do ambiente de trabalho?

O segredo para um visual fashion usando peças clássicas está na desconstrução. Misture o tecido nobre, como a alfaiataria e a seda, com o puro algodão. Brinque também com as proporções, investindo no oversized. Essa proposta deixa o look interessante e a cara do street style, porque mistura texturas e tamanhos.

Nós selecionamos cinco combos para você usar peças de alfaiataria fora do escritório. Confira!

1. Blazer + jeans

O jeans quebra a formalidade do blazer, levando essa peça curinga, que é tradicional no ambiente corporativo, a um nível mais atual e descolado.

O jeans não encaixa bem nos ambientes de trabalho muito formais, já que tem uma pegada mais jovem e despretensiosa.

Juntos, blazer e jeans (calça, short ou saia), fazem o estilo hi-lo, que consiste em misturar peças descoladas e formais/luxuosas.

Com certeza você tem um blazer bem cortado no armário e que usa para montar um look de trabalho. Em vez de aproveitá-lo só no ambiente corporativo, tente encaixar a peça também em composições informais, injetando um toque de modernidade nas produções.

Experimente o combo blazer, calça jeans destroyed e tênis para um look comfy. Se sapatos baixos não fazem muito o seu estilo, tente com uma sandália de salto bloco. O resultado será um look superatual e feminino.

pecas de alfaiataria

A modelagem do blazer fica a seu critério. Pode ser alongado, acinturado ou oversized. Os do tipo alongados ficam ótimos com calça skinny; e os oversized deixam o look interessante e contemporâneo.

Cores sóbrias e alegres, assim como padronagens diversas (floral, listrado ou xadrez), podem tranquilamente sair do office look para o happy hour ou um barzinho no fim de semana.

2. Vestido + tênis

Sabe aquele vestido que você ama e adora repetir para ir ao trabalho? Troque a sapatilha (ou o salto alto) por um tênis e vá curtir o fim de semana! É um look fácil de combinar (afinal, o vestido cai como uma luva no seu corpo), confortável e com uma pegada urbana que é uma super trend.

pecas de alfaiataria

O tênis é uma tendência de moda que quebra a seriedade das peças de alfaiataria. São inúmeros modelos no mercado: branco, colorido, flatform, dad sneakers e cano médio.

A combinação vestido + tênis é uma dupla infalível para o verão e famosa no street style. Fresh e charmosa, a produção é adorada pelas fashionistas porque permite looks ultrafemininos, vintages e modernos.

Anote aí os modelos de vestido que ficam lindos com tênis: midi, longo, curto, soltinho e justo ao corpo. Lisos e estampados, manga longa, transpassado e estilo chemise também arrasam.

3. Colete + short

O colete desperta um caso de amor pela terceira peça, pois finaliza o look de uma forma moderna e com personalidade.

Ele é uma das peças de alfaiataria mais amadas para montar looks de escritório. O modelo longo é elegante e o must have da temporada.

A peça confere um toque masculino ao visual. Com tênis ou salto plataforma, você terá um look moderno; já com salto e sandália, um resultado mais feminino.

Para fazer a dupla colete + short, divirta-se com as proporções. O colete alongado pode ultrapassar a barra do short, que pode ser jeans, de alfaiataria, linho, moletom… Misture texturas para ter um visual interessante e atual.

pecas de alfaiataria

Opte por um top cropped ou uma T-shirt para uma pegada mais informal. Como truque de styling, dê um nozinho na camiseta com o próprio tecido usando um elástico de cabelo fininho para não esticar e deformar o tecido.

4. Saia midi + T-shirt

O comprimento midi está cada vez mais incorporado ao guarda-roupa feminino. Seja com uma saia de alfaiataria, que tem tudo a ver com o escritório, ou de um tecido fluido, a combinação de saia midi com T-shirt dá leveza à produção, tirando aquela cara de office look e ampliando as possibilidades de uso.

pecas de alfaiataria

Essa produção é ótima para um almoço de fim de semana, um passeio no shopping ou para curtir a tarde com pessoas queridas em um barzinho. É leve, na moda e deixa o look mais moderninho ao quebrar a dupla infalível de saia + camisa.

Nos pés, quem manda é a diversidade. Pode ser salto alto, baixo, blocado ou plataforma; slingback (o sapato do momento); sapatilha; tênis ou sandália.

A saia midi achata um pouquinho a silhueta, mas não faça disso um problema! Existem alguns truques, e o que funciona melhor é usar um calçado nude e com o peito do pé à mostra para equilibrar as proporções.

5. Calça de alfaiataria + top cropped

Enquanto a calça de alfaiataria é uma peça nobre, formal e clássica, o top cropped é uma trend que atualiza a produção. As brasileiras caíram de amores pelo cropped e existem bons motivos para isso: é fashion, fica lindo com sobreposição e faz uma combinação perfeita com calças de cintura alta (jeans, pantacourt, pantalona e reta).

Se você tem um top cropped e uma calça de alfaiataria no armário e nunca pensou que, juntas, essas peças combinariam, prepare-se para mudar de ideia agora mesmo.

Com essa dupla, você pode ter um resultado sofisticado, mas também informal. Um top com brilho e renda, por exemplo, pode frequentar até uma festa chique. Coloque um salto e você estará pronta! Já com um cropped em tecido de algodão, você fica dentro da proposta hi-lo. Finalize com tênis ou salto.

pecas de alfaiataria
Foto: Bin Thiều

Para usar com o top cropped, prefira as calças de alfaiataria com a cintura alta, que cobrem o umbigo, para deixar só uma faixa do abdômen aparecendo.

Peças de alfaiataria não merecem ficar restritas aos escritórios. Use as nossas dicas para montar looks perfeitos e curtir o fim de semana. A Richini é especialista em peças de alfaiataria. Baixe gratuitamente nosso e-book com inspirações de looks para usar em toda ocasião. Clique no banner!