xadrez como usar

Xadrez: como usar a sensação do street style

O xadrez será seu companheiro neste inverno. Sim, de novo! A padronagem foi a sensação do street style durante as semanas de moda mais importantes (Nova York, Londres, Paris e Milão) e apareceu em produções pra lá de estilosas.

Mais moderno e estiloso, a estampa deu as caras em vestidos, saias, blazers, calças e conjuntos. Nas ruas, vimos as fashionistas usando tanto o xadrez mini como o maxi. Se a sua paixão de inverno é o xadrez, aprenda como usar!

Xadrez: como usar a padronagem

A estampa combina com várias propostas. De looks formais, a pops e descolados, o xadrez assume a personalidade de quem o veste. Essa versatilidade é possível porque a estampa é impressa em modelagens sequinhas e amplas, em tecidos finos e encorpados, em cores diversas e em qualquer peça de roupa, da bermuda ao casaco.

Xadrez em looks clássicos

Para criar um visual sóbrio e clássico com o xadrez, invista na padronagem Príncipe de Gales. É muito fácil encontrá-la, até porque a maioria das peças de alfaiataria xadrez tem essa padronagem impressa, que nada mais é do que um conjunto de linhas finas que formam quadrados.

xadrez como usar
Londres (Foto: Imaxtree)

A alfaiataria cinza é a mais tradicional do Príncipe de Gales, que teve origem com o Duque de Windsor, o príncipe Eduardo VIII. Essa padronagem tem a cara do escritório, mas pode ser desconstruída adicionando elementos urbanos e femininos.

Que tal o xadrez Príncipe de Gales combinado com tênis, candy color ou tom vibrante, como o neon? Esses elementos secundários automaticamente atualizam a estampa que nasceu no século 19.

xadrez como usar
Copenhagen (Foto: Imaxtree)

Xadrez: como usar no inverno

Um casaco quentinho é tudo o que você precisa no inverno, melhor ainda se ele tiver uma estampa bonita, atemporal e que combine com as peças que já estão no seu closet. É aí que entra o xadrez.

Nova York (Foto: Imaxtree)

Um casaco liso, de cor neutra, é básico para qualquer ocasião, mas um modelo estampado deixa o look mais interessante. Para se manter aquecida, faça sobreposição com uma blusa de gola alta.

xadrez como usar
Copenhagen (Foto: Imaxtree)

Xadrez: como usar no verão

Não se prenda à ideia de que o xadrez é exclusividade do inverno. A estampa quadriculada também tem passagem livre pelo verão, especialmente quando impressa em tecidos leves e naturais, que nos deixam confortáveis nos dias de calor.

Uma camisa xadrez, mas com transparência, é uma aposta certeira para o verão, mas também para os dias quentes do inverno brasileiro.

Quer uma combinação ultra fashionista? Vá de bermuda ciclista, que pode ser jeans, de alfaiataria ou de malha com elastano. Esse elemento sporty quebra a atmosfera clássica da camisa xadrez.

xadrez como usar
Copenhagen (Foto: Imaxtree)

Seguindo a tendência de estampas dos pés à cabeça, invista em um look total xadrez confortável e fresh. A combinação de xadrez, embora com padronagens diferentes, traz informação de moda ao visual e surpreende por juntar duas peças que tradicionalmente são usadas separadas.

xadrez como usar
Milão (Foto: Imaxtree )

Xadrez no mix de estampas

Uma forma de atualizar o xadrez é inseri-lo em um mix de estampas, formando looks surpreendentes e fora do óbvio.

Insira o xadrez entre florais, listras e estampas da moda, como a de onça. O animal print é uma forte tendência para 2019, e para o look com xadrez ficar equilibrado, busque cores em comum nas duas padronagens.

xadrez como usar
Londres (Foto: Imaxtree)

Os florais mini e maxi ganham uma nova versão quando combinados com xadrez. O look deixa de ter aquela pegada totalmente girly para se tornar atualizado. Mais uma vez, a harmonia do mix está em encontrar cores em comum entre as estamparias.

xadrez como usar
Londres (Foto: Imaxtree)

Xadrez colorido

Nem só de cinza, branco, preto e vermelho vive o xadrez. Ao aceitar a cartela de cores, essa padronagem clássica se mantém sempre no radar e se reinventa a cada temporada.

xadrez como usar
Milão (Foto: Imaxtree)

É justamente o colorido que traz um ar revigorado ao xadrez, mas como usar? Sem moderação, desde que você consiga encaixá-lo no seu estilo. Pode ser em conjuntinho ou em peças soltas, mesclando com estampas e tecidos lisos. Usar o círculo cromático vai te ajudar a fazer duplas interessantes.

xadrez como usar
Londres (Foto: Imaxtree)

Look total xadrez

As produções 100% xadrez se encaixam tanto em propostas contemporâneas como vintages, conforme a modelagem das peças e as características da estampa.

Ter o xadrez na parte de cima e também na de baixo forma um look interessante e cheio de informação de moda. Melhor ainda se a modelagem for oversized – a queridinha do momento -, conferindo um toque fashionista e andrógino ao visual.

xadrez como usar
Londres (Foto: Imaxtree)

Que tal um look total xadrez, mas em diferentes versões? Mais atual impossível! A dica para esse caso é semelhante ao fazer um mix & match de estampas. Combine versões que tenham a mesma cartela de cores e brinque com tamanhos, aproveite para mesclar xadrez mini e maxi.

xadrez como usar
Copenhagen (Foto: Imaxtree)

Xadrez e todas as suas versões

O xadrez tem estilos diversos. Dos tradicionais quadriculados às padronagens mini, a moda se aproveitou de todas as versões para criar looks incríveis em qualquer estação.

O xadrez Argyle é caracterizado por figuras geométricas de losangos. São bem tradicionais no universo masculino geek, o que não foi impeditivo para que as marcas conseguissem adaptar ao mundo das mulheres.

xadrez como usar
Milão (Foto: Imaxtree)

A versão pied-de-poule (na tradução, pé-de-galinha) tem pequenas formas que realmente lembram os pés da ave. É uma padronagem tradicional em casacos.

xadrez como usar
Milão (Foto: Imaxtree)

O xadrez vichy foi a estampa do momento no último verão, mas ainda aparece em algumas coleções, mas em versões coloridas, como rosa, amarelo e azul.

xadrez como usar
Copenhagen (Foto: Imaxtree)

O xadrez se revela uma estampa clássica e atemporal que consegue assumir o estilo de quem o usa por ser versátil. Está aí uma das características mais impressionantes dessa estampa, que pode ser formal, jovem, despretensiosa e também elegante.

Você está pronta para o xadrez, como usar e aproveitar todo o potencial dessa estampa? Clique no banner e confira as peças da Richini!

xadrez como usar
Avise-me quando estiver disponível Queremos te avisar assim que o produto estiver disponível. Para isso, basta preencher os seguintes campos:
E-mail Quantidade Garantimos a confidencialidade dos seus dados.